Provedora de Justiça destaca direitos da criança no Cuanza Norte

Provedora de Justiça destaca direitos da criança no Cuanza Norte

Provedora de Justiça destaca direitos da criança no Cuanza Norte

A Provedora de Justiça, Florbela Rocha Araújo, destacou hoje, quinta-feira, 13 de Junho, o “Papel do Provedor de Justiça na Defesa dos Direitos da Criança” durante uma palestra, dirigida a um público diverso, no anfiteatro do Governo Provincial do Cuanza Norte.

Naquela parcela do território nacional, Florbela Araújo manteve um encontro com o Bispo Dom Almeida Kanda, que reconheceu a importância da visita desta visita para a elevação da consciência jurídica dos cidadãos.

A Provedora de Justiça recebeu em audiência os membros do Comité Provincial dos Direitos Humanos, liderados pela Delegada Provincial da Justiça e Direitos Humanos, Delfina Camulombo. Foi abordada a dificuldade na actuação destes membros do Comité, designadamente, o INAC e a Acção Social,  nalguns casos de violação dos direitos da criança registados na província.

Acompanhada pelo Vice-Governador Provincial para o Sector Técnico e Infra-estruturas, Mendonça Luís, a delegação visitou o Hospital Provincial Dr.º António Agostinho Neto, tendo conhecido o seu funcionamento.

Por sua vez, o Director Geral do Hospital, Armindo João avançou os dados estatísticos sobre a produtividade do hospital, no período de 2021 a 2023. Na ocasião, revelou que há insuficiência de quadros e ausência de alguns especialistas, sobretudo, na área de cardiologia e dermatologia. Falou também do exíguo orçamento que impossibilita o atendimento de todas as necessidades dos pacientes e dos funcionários.

O Hospital tem capacidade de 120 camas e funciona com a força de 372 funcionários, dos quais 31 médicos, sendo 12 expatriados e 19 nacionais.

O último ponto da visita da Provedora de Justiça foi o Serviço de Investigação Criminal (SIC), onde Florbela Araújo  e o Vice-Governador constataram de perto as condições dos agentes e cidadãos detidos.

Em gesto de balanço, a Provedora de Justiça garantiu levar todas as preocupações registadas às autoridades competentes.

De recordar que na Terra das Rosas das Porcelanas, Florbela Araújo foi recebida na noite de ontem, (12), pelo Governador Provincial, João Diogo Gaspar, com quem manteve um encontro de cortesia.

A visita da Provedora de Justiça a esta parcela do território nacional inseriu-se no âmbito da jornada do mês da criança.

Anterior Provedora de Justiça termina visita em Malanje

Deixe o seu comentário

O Provedor de Justiça é uma Entidade Pública Independente do Estado…

Relações Internacionais

Links Úteis

© 2024 Provedor de Justiça de Angola - Todos os direitos reservados

wpChatIcon
wpChatIcon